terça-feira, 26 de novembro de 2013

Significado da música Geni e o Zepelim

- Foi uma das músicas mais divulgadas e de maior sucesso da "Ópera do Malandro" um musical de 1977,1978 ;

- A música Expressa á crítica á hipocrisia e ao poder, ela reinou nos conhecidos "anos de ferro", em plena ditatura militar no Brasil.

- Foi Escrita por Chico Buarque de Holanda.
Chico Buarque nascido em 1944,19 de junho na cidade do rio de Janeiro é um músico, dramaturgo e escritor brasileiro. É conhecido por ser um dos maiores nomes da MPB. Sua discografia conta com aproximadamente oitenta discos, entre eles discos-solo, em parceria com outros músicos e compactos.

Inspiração: 
Algumas fontes indicam que o personagem Geni teria sido inspirado naquele de mesmo nome da peça Toda Nudez será castigada, de Nelson Rodrigues, lançada em 1965.

Significado:
A letra descreve, em versos, a longa história que define o episódio ocorrido com Geni, uma travesti (segundo representado na "Ópera do Malandro" e expresso em partes da letra ), que era hostilizada na cidade. Diante de uma ameaça de ataque de um Zepelim o comandante se encanta com os dotes de Geni, que acaba sendo provisoriamente tratada de um modo diferenciado pelos seus detratores. Passada a ameaça, ela retorna ao seu dia-a-dia normal, no qual as pessoas a ofendiam e excluíam, revelando o caráter pseudo-moralista e hipócrita da sociedade. A música mostra o grande preconceito da sociedade em relação aos travestis.

- Há também uma interpretação que diz : Geni é na verdade nossa pátria, tão abusada por todos, o Zepelim são os estrangeiros, que sempre foram donos do Brasil. Analisa o período do regime militar, desde 1964, e a economia do Brasil, sob tamanha influências estrangeiras.





ALMEIDA, Roberto.  Blog do Roberto Almeida. Disponível em:<  http://robertoalmeidacsc.blogspot.com.br/2012_01_01_archive.html>. Acesso em: 23 nov. 2013.

Geni e o Zepelim. Significado da música. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Geni_e_o_Zepelim>. Acesso em: 25 nov. 2013.

10 comentários:

  1. A letra dessa musica, ê como um tiro no peito das mulheres que tem esse nome (maldito).

    ResponderExcluir
  2. Pensava que se tratava de uma prostituta.

    ResponderExcluir
  3. Pensei que se tratava de uma mulher que dava pra todo homem.

    ResponderExcluir
  4. adoro o interpretativo, mas a ideia central de toda musica creio eu e dissemino a ideia é a de que todos temos de formar vareias teorias em cima da letra

    ResponderExcluir
  5. eu ja vejo com uma interpretacao diferente, que somos importantes enquanto uteis, que quando perdemos a importância, voltamos ao patamar de antes.que mesmo sendo uma pessoa desprezada, se por interesse, nos tornamos algo importante ate cumprirmos a tarefa, dpois voltamos a nossa insignificância rotineira.meio que os empregadores brasileiros fazem.

    ResponderExcluir
  6. Acredito que é uma crítica ao SNI(Sistema Nacional de Inteligência) criada em 1964 como órgão de controle e Informações nível "Topdown", orientado com o direcionanento da Operação Condor(proposta de intervenção americana nos países latinos); daí a referência metafórica ao zepelim. Genialidade pura...

    ResponderExcluir
  7. acho que foi inspirada na Minha Tia Geni que de tão boa que era quizeram manchar sua reputação dizendo o contrário, típico da esquerdinha caviar vendida ,época da Ditadura minha Tia dava comida aos viajantes era casada e tinha duas filhas muito querida por todos....naquela época sua fama incomodou...

    ResponderExcluir